Português English Spanish

Blog

PATENTE DE TECNOLOGIA: O EXEMPLO DA APPLE EM BUSCA DA SELFIE PERFEITA

Recentemente a Apple chamou a atenção do mercado por registrar uma tecnologia um tanto inusitada: a selfie. A ideia é que, a partir de um software, qualquer usuário possa capturar um autorretrato de qualidade, mesmo sem ter conhecimento ou habilidade para isso. Com essa inciativa, a Apple traz à tona a importância da proteção das inovações pelas empresas de tecnologia.

A busca pela patente deve estar no planejamento estratégico das equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A sócia da Stock Marcas e Patentes, Cassandra Raimann explica que, uma vez que o direito à exploração exclusiva é obtido, pode-se gerar um efeito dominó no mercado, garantindo um conjunto de características exclusivas do produto e agregando valor a marca. 

“Basta pensar que por muito tempo o iPhone será o único a oferecer esta tecnologia. Quanto vale isso? Este “valor” para o inventor é muito maior do que o retorno financeiro, pois pode significar a fidelização dos clientes”, destaca Cassandra.

 A Apple vislumbrou uma oportunidade, desenvolveu uma nova tecnologia de câmera e garantiu sua propriedade registrando o software. Se, de fato for implementada, o iPhone se tornará um dispositivo ainda mais atrativo para os fãs das selfies. 

No Brasil os pedidos de patente são depositados no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Após a análise da equipe técnica do Instituto, o invento pode se tornar uma patente com validade em todo o território nacional.

Imagem: prostooleh/Freepik

Compartilhe nas redes sociais

ENTRE EM CONTATO

Para mais informações ou dúvidas, estamos a sua disposição!

FALE CONOSCO